Banco Mundial
- Detalhes
- Categoria: Capital Intelectual
- Atualizado em 04 dezembro 2013
- Escrito por Super User
Trata-se de um novo método para a medição de Capital Intelectual Nacional. "Medir o Capital Intelectual Nacional no Século XXI", foi proposto num artigo "Where Is The Wealth of Nations?" do Banco Mundial, Washington, DC. Este modelo de avaliação separa a riqueza das nações em três categorias:
- Capital Natural que existe num determinado país;
- Capital Produzido que foi criado ao longo dos anos pelos humanos que habitaram essa zona do planeta;
- Capital intangível que inclui mão de obra, capital humano, capital social, e outros fatores produtivos, como a qualidade das instituições. Capital Intangível resulta assim de diversos fatores como skills e know-how das pessoas desse país, inclui ainda capital social, isto é, a confiança entre as pessoas numa sociedade e a sua capacidade de trabalhar em conjunto para um fim comum. Tem em conta também aspetos de governo que potenciam a produtividade do trabalho. Por exemplo, se uma economia tem um sistema judicial eficiente, direitos de propriedade claros e um governo eficaz, cujos efeitos resultam em mais riqueza intangível.
Recomendamos-lhe a leitura desta proposta. Ficará certamente surpreendido ao saber que o capital intangível global em todos os países estudados é mais do que a soma do Capital Natural e do Capital Produzido. De acordo com este paper, a riqueza total inclui:
- Capital Natural (26%);
- Capital Produzido (16%);
- Capital Intangível (58%).
As estimativas de riqueza total relatadas no documento são construídas em cima de uma combinação de abordagens top-down e bottom-up. A riqueza total, de acordo com a teoria económica, é estimada como o valor presente do consumo futuro. O stock de capital produzido é obtido a partir de dados históricos de investimento, utilizando um modelo de inventário permanente (PIM). Os valores da riqueza natural são baseados em dados nacionais sobre existências físicas e as estimativas de receitas dos recursos naturais com base nos preços mundiais e nos custos locais. O Capital intangível, então, é medido como a diferença entre a riqueza total e os outros stocks de capital produzido e natural.